Raro fenômeno natural é registrado na Serra de Maranguape; Defesa Civil vai investigar

Pequena fenda apresenta água fervente, fumaça e cheiro forte. Nesta quinta-feira (23), geólogos vão ao local apurar mais detalhes

Um raro fenômeno natural tem chamado a atenção dos moradores do município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). É que em determinado ponto de uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Fundação Mata Atlântica Cearense, localizada na Serra de Maranguape, uma pequena fenda com água fervente está liberando fumaça e produzindo um forte odor, algo incomum de acontecer na região.

Em vídeo que circula nas redes sociais, alguns moradores de Maranguape apontam até para o surgimento de um "mini vulcão" na região, o que já foi completamente descartado pela Defesa Civil do Estado. "Não existe este tipo de fenômeno no Ceará. O que pode estar acontecendo é uma movimentação de terra que, por conta da pressão do local, que fica a aproximadamente 400 metros de altitude, esteja gerando este evento", destaca Francisco Brandão, chefe do núcleo de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec). Há suspeitas que a fenda também esteja sendo influenciada por fontes termais existentes na serra.

De acordo com Brandão, na manhã desta quinta-feira (23) uma equipe de especialistas da Defesa Civil de Maranguape, Defesa Civil do Estado e Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) irão até o local para apurar mais detalhes do fenômeno natural. "Levaremos geólogos para investigar exatamente o que está acontecendo na Serra de Maranguape. O local onde a fenda está é de difícil acesso, bem íngreme, mas acredito que conseguiremos realizar todos os trabalhos com tranquilidade", complementa.

Fonte DN

Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos