Ceará tem poucas chuvas no dia de São José, padroeiro do Estado

O cearense religioso espera a chuva no dia de São José, padroeiro do Ceará, como sinal de inverno com fartura para açudes e plantações. Até o começo da tarde deste domingo (19), no entanto, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registra chuva em apenas 18 municípios do Estado.

Segundo a Funceme, desde a madrugada, choveu mais intensamente nos municípios de Tamboril (32,6mm), Acarape (26 mm), General Sampaio (23.6), Morada Nova (20 mm), Limoeiro do Norte (19.2mm), Aracoiaba (19 mm), Quixeré (18,8mm) e Quixeramobim (17,6mm). Apesar das chuvas em Fortaleza durante a manhã, não há índices registrados pelo órgão.

Apesar da tradição, a Funceme explica que, do ponto de vista científico, não há relação entre a ocorrência de chuvas no dia 19 de março e a garantia de uma boa quadra chuva.

Em fevereiro, os 155,3 mm de chuvas observadas no Ceará (valor 30,9% acima da média histórica), fizeram uma considerável modificação nos registros de “Seca Excepcional”, o nível mais severo. Em janeiro, mais da metade do Estado estava classificado no índice mais grave. Agora, essa configuração está observada apenas numa faixa estreita no extremo sul do Cariri.

Previsão

Para o dia 19, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral Norte, serra da Ibiapaba e sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuvas isoladas. Nos dias 20 e 21, no entanto, há expectativa de chuvas em todas as regiões cearenses.

TBc
Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos