CULTURA NA VIVÊNCIA JUVENIL
Samia Paula dos Santos Silva1
Joselina da Silva2
RESUMO
O presente trabalho objetiva ser mais uma contribuição para a
compreensão da cultura
afro-cearense. Através da historia e memória das comunidades negras,
especialmente a
comunidade quilombola, Bastiões, localizada na cidade de Iracema
sudeste do estado do
Ceará buscou-se fazer uma reflexão sobre os costumes e tradições e
os marcadores
africanista da comunidade. Ao falarmos de comunidades quilombolas,
precisamos
considerar as particularidades de cada povo, cada lugar, visto que
cada uma delas
guarda no seu histórico o que lhes torna diferente, o que é
particularmente seu
pertencimento. Situar as características, históricas e sócios
culturais das comunidades
analisadas é imprescindível para o seu entendimento de uma forma
mais ampla, pois o
leitor precisa compreender sobre quais circunstancias os sujeitos
estavam expostos para
construírem determinado fato histórico. Os valores sociais da
comunidade estudada
foram construídos através da ancestralidade e sobrevivem nos dias
atuais mesmo
sofrendo a concorrência desigual da tecnologia, as novas gerações
colocam suas novas
experiências nesses valores, porém a essência deles, permanecem,
sendo representadas
na comunidade através de atividades cotidianas ou em grandes
eventos. A valorização
da família, do trabalho e a manutenção dos rituais religiosos, são
alguns desses ideais
facilmente observados. Assim, utilizando-nos dos relatos de
experiências da
comunidade buscamos entender as suas características e
especificidades. As
manutenções das suas tradições, de sua cultura foram e continuam
sendo a forma de
resistência das comunidades negras, especialmente através das
tradições orais que
permitem que essa cultura perpasse as gerações. As informações aqui
pautadas foram
reunidas através de conversas informais, entrevista semiestruturada
realizada com
moradores da comunidade e vivências pessoais. Trata-se de uma
pesquisa em
andamento, a qual se insere no Programa de Pós-Graduação de
Mestrado e Doutorado
em Educação, da Universidade Federal do Ceará.
Palavras-chave: Juventude; Identidade; Quilombola.