COMUNIDADE BASTIÕES: TRADIÇÃO (COSTUMES), RELIGIÕES E CULTURA NA VIVÊNCIA JUVENIL

COMUNIDADE BASTIÕES: TRADIÇÃO (COSTUMES), RELIGIÕES E
CULTURA NA VIVÊNCIA JUVENIL
Samia Paula dos Santos Silva1
Joselina da Silva2
RESUMO
O presente trabalho objetiva ser mais uma contribuição para a compreensão da cultura
afro-cearense. Através da historia e memória das comunidades negras, especialmente a
comunidade quilombola, Bastiões, localizada na cidade de Iracema sudeste do estado do
Ceará buscou-se fazer uma reflexão sobre os costumes e tradições e os marcadores
africanista da comunidade. Ao falarmos de comunidades quilombolas, precisamos
considerar as particularidades de cada povo, cada lugar, visto que cada uma delas
guarda no seu histórico o que lhes torna diferente, o que é particularmente seu
pertencimento. Situar as características, históricas e sócios culturais das comunidades
analisadas é imprescindível para o seu entendimento de uma forma mais ampla, pois o
leitor precisa compreender sobre quais circunstancias os sujeitos estavam expostos para
construírem determinado fato histórico. Os valores sociais da comunidade estudada
foram construídos através da ancestralidade e sobrevivem nos dias atuais mesmo
sofrendo a concorrência desigual da tecnologia, as novas gerações colocam suas novas
experiências nesses valores, porém a essência deles, permanecem, sendo representadas
na comunidade através de atividades cotidianas ou em grandes eventos. A valorização
da família, do trabalho e a manutenção dos rituais religiosos, são alguns desses ideais
facilmente observados. Assim, utilizando-nos dos relatos de experiências da
comunidade buscamos entender as suas características e especificidades. As
manutenções das suas tradições, de sua cultura foram e continuam sendo a forma de
resistência das comunidades negras, especialmente através das tradições orais que
permitem que essa cultura perpasse as gerações. As informações aqui pautadas foram
reunidas através de conversas informais, entrevista semiestruturada realizada com
moradores da comunidade e vivências pessoais. Trata-se de uma pesquisa em
andamento, a qual se insere no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado
em Educação, da Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave: Juventude; Identidade; Quilombola.
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