Pais passam o Réveillon acampados em frente a escolas de Fortaleza à procura de vagas para os filhos


Fila em frente a escola Edith Braga, em Fortaleza — Foto: Marina Alves/SVM


Pais e familiares precisaram acampar desde a noite de Réveillon em filas formadas na porta de algumas escolas municipais de Fortaleza à procura de uma vaga para crianças e adolescente do ensino fundamental. Nesta quinta-feira (2), o G1 observou filas formadas em instituições públicas de diferentes bairros da capital.

O período para matrícula de alunos novatos começou nesta quinta e segue até o dia 8 de janeiro. Cerca de 20 mil vagas estão sendo ofertadas entre turmas do infantil e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo a Secretaria Municipal da Educação (SME).

No Bairro Paupina, os pais passaram a noite da virada acampados na porta da escola municipal José Barros de Alencar, para tentar garantir uma vaga para os filhos.


Segundo Iracema Frota, gerente da célula de planejamento da Secretaria de Educação, as filas são comuns por conta da alta procura. “Muitos mudaram de bairro ou estão chegando de cidades do interior, essa procura é comum. Estamos cientes e analisando a possibilidade de abrir novas vagas de acordo com a demanda”.

 Glória Alves, matriculou os dois filhos na escola Edith Braga — Foto: Marina Alves/SVM Glória Alves, matriculou os dois filhos na escola Edith Braga — Foto: Marina Alves/SVM
Glória Alves, matriculou os dois filhos na escola Edith Braga — Foto: Marina Alves/SVM

No primeiro dia útil de 2020, a dona de casa Glória Alves, foi ao Centro De Educação Infantil Professora Edith Braga, no Bairro Aerolândia, em Fortaleza, para matricular os filhos. "Muito bom saber que o ano de estudo das crianças está garantido e bem pertinho de casa. É um peso que a gente tira das costas”, afirma. As crianças vão cursar o Infantil 2 e 5, em 2020.


O motorista Fernando Everton também foi até escola Edith Braga à procura de uma vaga para filho no 1° ano do Ensino Fundamental. “Meu primeiro compromisso do ano é confirmar a matrícula do meu filho. Ele teve que mudar de escola porque a anterior tinha apenas as turmas do infantil. Cheguei cedo pelo medo de não ter mais vagas, mas ainda bem que deu tudo certo”, conta.

Turmas lotadas
Diferente de Glória e Fernando, Antônia Gonçalves, não conseguiu uma vaga na mesma instituição para o filho de uma amiga. “Eles [representantes da escola] me falaram que a turma que estou tentando matricular ele já está cheia. Vão tentar formar uma outra turma e aí sim terá a possibilidade de novas vagas. Cheguei cedo, mas mesmo assim não consegui.”

“Todos serão matriculados. Caso não seja possível abrir uma nova turma, a escola vai orientar os pais para procurar instituições próximas que estão com vagas disponível para aquele ano letivo. Estamos com 193 mil alunos com matrículas confirmadas para 2020, esses são os nossos veteranos”, conta Iracema Frota.

De acordo com um levantamento divulgado pelo Ministério da Educação, finalizado em dezembro, mais de 1,5 milhão de matrículas aconteceram no Ceará para alunos de creches, pré-escolas, unidades de ensino fundamental e médio em 2019.


Cronograma da SME para matrícula de alunos novatos:
Quinta-feira (2): alunos até o 1° ano
Sexta-feira (3): alunos do 2° ao 4° ano
Segunda-feira (6): alunos do 5° ao 7° ano
Terça-feira (7): alunos do 8° e 9° ano
Quarta-feira (8): alunos do EJA
Caso os responsáveis percam as datas do cronograma, será possível recorrer nas escolas no dias 9 e 10 de janeiro. Entretanto, a matrícula pode acontecer em qualquer período do ano, segundo a SME.

Documentação necessária para a matrícula:
Certidão de nascimento
Comprovante de residência atualizado
Cartão de vacinação
2 fotos 3x4
RG e CPF da criança e dos responsáveis
Laudo e avaliação pedagógico em caso de necessidades especiais

Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos