Seca desaparece do Ceará após chuvas de março e Estado tem melhor cenário desde 2014, diz Monitor


Em março deste ano, o Ceará atingiu o cenário mais positivo em relação a porções de seu território sem qualquer nível de seca relativa desde o início da série histórica do Monitor de Secas, criado em 2014. “Atualmente, devido às chuvas acima da média nos últimos meses, houve o desaparecimento da seca fraca, ficando todo estado sem seca relativa”, informa o mapa mais recente da ferramenta, publicado nesta quinta-feira (20).

De acordo com os registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), março de 2023 foi o mais chuvoso dos últimos 15 anos. Em fevereiro, o Estado já havia chegado a apenas 4,81% do território classificado com seca fraca, que é o nível mais ameno. A área afetada concentrava-se no centro do Sertão Central e Inhamuns.

 

A melhora no cenário é reflexo das boas precipitações, que continuam em abril. Atualmente, há 62 açudes sangrando, inclusive em áreas do sertão cearense, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O nível total dos reservatórios cearenses já chega a 48,9% de acúmulo. As chuvas no Estado devem continuar até maio, último mês da atual quadra chuvosa. Segundo a Funceme, há 40% de probabilidade de o período encerrar acima da média.

 

Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos