Código QR na conta de luz no Ceará é golpe? Enel explica função

 


Áudio compartilhado no WhatsApp diz que código leva a uma página para aplicar golpe em clientes. Página, na verdade, detalhe situação tributária do cliente.

Por g1 CE

 

14/02/2022 08h02  Atualizado há uma hora

 

Código QR na conta de luz no Ceará é golpe? Enel explica função — Foto: Helene Santos/SVM

Código QR na conta de luz no Ceará é golpe? Enel explica função — Foto: Helene Santos/SVM

 

 

As faturas da conta de luz de clientes da Enel no Ceará têm, a partir deste mês, um código QR, um símbolo feito por quadrados que remete a uma página na internet quando o consumidor aponta a câmera do celular.

 

No caso da Enel, os clientes vão poder acompanhar a situação fiscal. Consumidores procuraram a TV Verdes Mares e questionaram o significado do código. Muitas pessoas chegaram a questionar se o QR code leva um site para aplicar golpes, após receberem alertas em mensagens de áudio pelo WhatsApp.

 

O responsável pelos serviços aos clientes da Enel, Márcio Lisandro, explica que o recurso é uma forma de manter a situação do cliente mais transparente.

 

 

"É uma informação complementar que o cliente passa a receber a partir de fevereiro. O cliente recebe a fatura, adicionado apenas o QR Code, que ele pode acessar pelo celular e saber a situação tributária: quanto ele está pagando de imposto, a alíquota, mas não muda nada a forma de pagamento ou no valor da conta", explica.

 

O código não permite pagamento por PIX, esclarece Márcio. A fatura tem código de barra e pode ser paga por aplicativos de bancos do celular, além de lotéricas e bancos. As contas podem chegar ao endereço do cliente ou por e-mail. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo site da Enel ou por ligação gratuita, pelo número 0800.285.0196.

Comentários
0 Comentários
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam Bem-vindos